13 de dezembro de 2024
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e teve o pagamento bloqueado por motivos de desatualização dos dados na plataforma, entre outros, leia esta notícia e saiba como regularizar a situação para voltar a receber o benefício.
Quem precisa regularizar o cadastro do BPC/Loas?
Pessoas que recebem o BPC e não estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou que não atualizaram seus dados nos últimos 48 meses precisam regularizar a situação. Essa ação pode ser feita no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do seu município.
Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, até outubro deste ano, “entre as 505 mil pessoas que precisam regularizar o cadastro, 200 mil já fizeram a inscrição e atualizaram seus dados, enquanto 305 mil ainda precisam comparecer ao Cras”. Portanto, se os dados não forem atualizados, o BPC será bloqueado.
De acordo com o INSS, os beneficiários que não atualizaram os dados há mais de 48 meses são notificados. Ainda segundo o órgão, “de 640.686 pessoas que precisam se atualizar, apenas 71.237 tomaram conhecimento da notificação. Já 73.197 atualizaram seus dados espontaneamente, mas 517.571 ainda não atenderam a notificação”. Esses beneficiários também correm o risco de ter o benefício bloqueado.
Para saber se você precisa se cadastrar ou atualizar seus dados no CadÚnico, neste site é possível fazer a consulta sem login e senha.
Caso o pagamento do BPC seja bloqueado, é possível regularizar a situação ligando para a Central de Atendimento 135 ou indo diretamente ao Cras com os documentos pessoais. Após a regularização, o benefício será desbloqueado em até 72 horas, desde que a atualização seja feita dentro dos prazos estabelecidos (45 a 90 dias, dependendo da localidade).
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